ArchDaily | Casa Carapicuíba / Angelo Bucci + Alvaro Puntoni
- Área : 300 m²
- Ano : 2007
- Fotografias : Nelson Kon
- Fabricantes : Deca, PERI, Perfilor
- Estrutura : Ibsen Pulleo Uvo, Ruy Bentes
- Serviços : Mauro Rodrigues Pinto
- Iluminação : Reka
- Paisagismo : Klara Kaiser
- Construção : Alexsandro Bremenkamp
- Colaboradores : Ciro Miguel, Fernando Bizarri, Juliana Braga
- Cidade : Carapicuíba
- País : Brasil
Geografia
Um grande desnível, seis metros que separam a rua do plano inferior do terreno, é o aspecto mais marcante deste terreno. O bosque existente no fundo, junto ao vale, numa área preservada é outro aspecto notável.
Da rua não se vê claramente o nível do terreno porque o plano cai abruptamente. Mas destaca-se a massa arbórea posterior como um pano de fundo desta paisagem.
Programa
O programa reúne duas funções distintas: casa e escritório. Um lugar para morar e trabalhar. Estas duas funções, embora compartilhem do mesmo espaço, deveriam ser tão separadas quanto possível.
Projeto
A casa foi implantada em dois níveis compreendidos na distância que separa a rua do plano inferior, sua estrutura vai aos limites do terreno e definem o espaço inferior onde está a habitação aberta para os pátios junto ao bosque e ao córrego.
O nível da rua foi inteiramente preservado e ampliado através da pequena praça de acesso, na mesma cota, que se estende sobre a cobertura da casa por meio de uma ponte de aço – a única entrada do edifício. Daí se vai à casa ou ao escritório por percursos que exploram as possibilidades espaciais daquela situação topográfica particular.
A casa é dividida em dois níveis, ambos abaixo do nível da rua. Uma escada de concreto leva à varanda, dali se acessam independentemente a sala ou cozinha. Seus espaços se integram às árvores e ao vale, jardins e à piscina linear ao nível do chão. Assim ela incorpora a “natureza” aos seus espaços internos: uma porta de vidro deslizante abre integralmente o estar para o terraço, criando um único espaço. Os dormitórios e o pátio inferior podem também ser integrados no nível mais baixo. A cozinha, atirantada na estrutura principal, libera o espaço no piso inferior como varandas junto a piscina e solário.
O escritório, constituído por duas lajes estruturadas por uma grande viga superior apoiada em dois pilares, é o único volume visível da rua: 3 m de largura e 25 de comprimento, aberto apenas nas duas extremidades: rua e bosque. Aqui as janelas são mais paisagens do que pátios, mais panorâmicas que espaços íntimos.
Construção
A estrutura é toda em concreto armado. Além de seus materiais principais, concreto e vidro, esta casa é projetada essencialmente baseada na geografia e na paisagem do local.
Os acabamentos são simples: pisos monolíticos em concreto branco e mosaico português também branco.
Esses poucos elementos permitem maior concentração nos trabalhos durante seu processo de construção. Torna mais fácil o controle dos custos e permite toda a atenção nas poucas e concentradas empreitadas necessárias à sua construção.
Publicado originalmente no Portal ArchDaily https://www.archdaily.com.br/br/01-17977/casa-em-carapicuiba-angelo-bucci-alvaro-puntoni